Pular para o conteúdo principal

Projeto elétrico e Instalações Elétricas Seguras


Apesar de em alguns casos não se exigir um projeto elétrico, como por exemplo, construções abaixo de uma determinada metragem ou potência instalada, o projeto elétrico é um dos itens mais importantes de uma instalação elétrica, principalmente quando o critério é a segurança.
Em um projeto elétrico se especificam os componentes de uma instalação elétrica de forma correta, como é o caso de seção dos fios adequados para cada tipo de circuito, os dispositivos de proteção e a coordenação entre eles, como um disjuntor e sua classe que seja adequado para proteger um condutor em um determinado circuito, ou o uso de DR que proteja os usuários de um circuito elétrico (um chuveiro, por exemplo). Também garante o nível de iluminamento correto para cada ambiente, a melhor maneira de instalar, a forma de economizar, tanto na compra dos componentes como no consumo de energia futuro e ainda define restrições de acesso a determinado local, entre outros.
Todo projeto de instalação elétrica deve ser realizado por um profissional habilitado (técnico em eletrotécnica ou engenheiro eletricista dentro das suas limitações) com registro no CREA e deve seguir todos os preceitos das normas técnicas da ABNT, além de ter o recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que garante ao usuário e o profissional a certeza de um trabalho correto. Em breve iniciaremos a história do profissional projetista, aguardem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta de Advertência para Quadros de Distribuição

Para evitar alguns problemas nas instalações elétricas, recomendo que seja afixado nas portas dos Quadros de Distribuições das instalações elétricas (lado interno) o seguinte texto:     ADVERTÊNCIA 1- Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto-circuito. Desligamentos freqüentes é sinal de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque seus disjuntores ou fusíveis por outros de maior corrente (maior amperagem), simplesmente. Como regra, a troca de um disjuntor ou fusível por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos elétricos, por outros de maior seção (bitola). 2- Da mesma forma, NUNCA desative ou remova a chave automática de proteção contra choques elétricos (dispositivos DR), mesmo em caso de desligamentos sem causa aparente. Se os desligamentos forem freqüentes e, principalmente, se as tentativas de religar a chave não tiverem êxito, isso significa, muito provavelm...

Qual a função do fio Terra?

CONDUTOR DE PROTEÇÃO – FIO TERRA Podem acontecer falhas de funcionamento em eletrodomésticos ( microondas, máquinas de lavar, geladeiras, etc.) ou outros equipamentos, energizando a carcaça metálica destes e ao tocar neles ocorre o  choque elétrico  (a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo humano, conhecida como  corrente de fuga ), podendo deixar graves sequelas ou mesmo matar. O condutor de proteção (ou fio terra) é o dispositivo que desviará esta corrente perigosa para a terra, porque o fio de cobre é milhares de vezes melhor condutor da corrente elétrica do que o corpo humano , evitando acidentes desta natureza. Equipamentos que possuem o terceiro pino na tomada (ou o condutor verde ou verde / amarelo solto atrás dele) devem ter estes mecanismos conectados ao sistema de aterramento. Uma instalação elétrica segura deve dispor de tomadas de 3 pólos (2P+Terra) em toda a sua extensão e todas devem ter o condutor de proteção (fio terra) instalados no te...

Estatísticas de Mortes por raios no Brasil

  Mortes por Raios em uma década no Brasil - fonte: UOL