A Microgeração de Energia Distribuída é caracterizada por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 100 kW e que utilize fontes de energia renovável, como a energia solar fotovoltaica, conforme regulamentação 482/12 da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Ou seja, a microgeração de energia solar é todo e qualquer sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede que seja menor que 100kWp.
Esse tipo de sistema já é bem difundido em países de primeiro mundo como Estados Unidos, Austrália e países europeus (que em muitos casos tem pouca incidência de raios solares, se comparados com o Brasil) mas infelizmente, no Brasil ele está somente engatinhando.
Felizmente, recentemente impulsionado pelos constantes aumentos das tarifas de energia e também pela diminuição dos custos de tais sistemas esse tipo de instalação vem ganhando espaço em todo Brasil aumentando de forma exponencial o número de imóveis instalados.
A foto abaixo mostra os painéis fotovoltaicos referente à construção de uma sistema de produção de eletricidade através da conversão fotovoltaica, com uma potência de pico igual a 2,0 kWp.
Este sistema foi instalado em Itumbiara/GO pela Solarebr (www.solarebr.com) para produzir energia suficiente para esta residência ser auto suficiente em termos energéticos.
Hoje este cliente paga somente a taxa mínima da concessionária de energia, e além disso contribui para a sustentabilidade do planeta pois esta gerando sua própria energia de maneira limpa.
Comentários
Postar um comentário