Pular para o conteúdo principal

Energia solar: vantagens e desvantagens desta energia ecológica

A energia solar é, sem dúvida, uma grande amiga do ambiente: aproveita-se a energia do sol, transformando-a num recurso reutilizável e sem poluição, ao mesmo tempo que se poupam outros recursos valiosos. Com muitas vantagens e algumas desvantagens, a energia solar é, acima de tudo, algo que não prejudica o planeta… muito pelo contrário!

O que é a energia solar?

A energia solar não é mais do que o aproveitamento da luz e energia emitida diariamente pelo sol para ser utilizada nos mais diversos atos do dia-a-dia. A energia solar pode ser captada e posteriormente utilizada para aquecer água ou gerar eletricidade – recursos que usamos abundantemente todos os dias em casa, na escola, no trabalho e em lazer. Um recurso 100% gratuito, a energia solar é captada por células fotovoltaicas, painéis solares e outros equipamentos próprios para o efeito, que depois geram energia elétrica e mecânica. Consequentemente, essa energia solar pode ser utilizada para aquecer e tratar água, para aquecer, refrescar e ventilar espaços, e até para cozinhar. Tudo isto sem recorrer aos métodos convencionais, ou seja, é caso para dizer que energia solar é energia ecológica!

Vantagens da energia solar

Extremamente ecológica, a energia solar tem inúmeras vantagens no que toca à poupança de recursos e dinheiro, tornando-se cada vez mais numa opção utilizada em pequena e grande escala. Veja porquê:  
  • A energia solar é renovável.
  • A energia solar é gratuita.
  • A energia solar é limpa, ou seja, não emite qualquer tipo de poluição ou gases de efeito estufa.
  • Os equipamentos que tratam da captação de energia solar são silenciosos, não interferindo com o seu meio ambiente nesse sentido.
  • Os painéis solares são normalmente instalados nos telhados das casas/prédios, o que significa que não ocupam espaço que seria necessário para outros fins.
  • A própria produção das tecnologias solares é também ela toda controlada, para que o processo de fabrico não prejudique o meio ambiente.
  • A captação de energia solar é perfeitamente adaptável às necessidades de quem as utiliza, ou seja, se necessitar de mais energia pode simplesmente adicionar mais painéis ao sistema solar existente.
  • Resistentes e fiáveis, os sistemas de captação de energia solar não requerem grandes intervenções em termos de manutenção e têm uma vida de longa duração.
  • Embora os equipamentos solares exigem um investimento inicial mais avultado, esse investimento é rapidamente recuperado, graças ao dinheiro poupado nas contas da eletricidade, água e gás.
fonte: http://umavidaverde.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta de Advertência para Quadros de Distribuição

Para evitar alguns problemas nas instalações elétricas, recomendo que seja afixado nas portas dos Quadros de Distribuições das instalações elétricas (lado interno) o seguinte texto:     ADVERTÊNCIA 1- Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto-circuito. Desligamentos freqüentes é sinal de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque seus disjuntores ou fusíveis por outros de maior corrente (maior amperagem), simplesmente. Como regra, a troca de um disjuntor ou fusível por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos elétricos, por outros de maior seção (bitola). 2- Da mesma forma, NUNCA desative ou remova a chave automática de proteção contra choques elétricos (dispositivos DR), mesmo em caso de desligamentos sem causa aparente. Se os desligamentos forem freqüentes e, principalmente, se as tentativas de religar a chave não tiverem êxito, isso significa, muito provavelm...

Qual a função do fio Terra?

CONDUTOR DE PROTEÇÃO – FIO TERRA Podem acontecer falhas de funcionamento em eletrodomésticos ( microondas, máquinas de lavar, geladeiras, etc.) ou outros equipamentos, energizando a carcaça metálica destes e ao tocar neles ocorre o  choque elétrico  (a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo humano, conhecida como  corrente de fuga ), podendo deixar graves sequelas ou mesmo matar. O condutor de proteção (ou fio terra) é o dispositivo que desviará esta corrente perigosa para a terra, porque o fio de cobre é milhares de vezes melhor condutor da corrente elétrica do que o corpo humano , evitando acidentes desta natureza. Equipamentos que possuem o terceiro pino na tomada (ou o condutor verde ou verde / amarelo solto atrás dele) devem ter estes mecanismos conectados ao sistema de aterramento. Uma instalação elétrica segura deve dispor de tomadas de 3 pólos (2P+Terra) em toda a sua extensão e todas devem ter o condutor de proteção (fio terra) instalados no te...

Estatísticas de Mortes por raios no Brasil

  Mortes por Raios em uma década no Brasil - fonte: UOL