Pular para o conteúdo principal

Instalações elétricas natalinas


Schneider Electric recomenda atenção nas instalações elétricas natalinas

A Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, está atenta ao período de festas de fim de ano e apresenta dicas para enfeitar casas e apartamentos com segurança. Como o Natal se aproxima, é necessário seguir orientações básicas para realizar as instalações elétricas e, assim, evitar choques e riscos de incêndios.
A primeira sugestão é escolher com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade. O consumidor deve adquirir somente enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Cordão Flexível Paralelo, que é o produto mais utilizado para ligações elétricas dos enfeites, deve conter na embalagem o selo do Certificado da Marca de Conformidade, que garante a produção dentro das normas vigentes. Além disso, o consumidor nunca deve se esquecer de pedir a Nota Fiscal no ato da compra.
As árvores de Natal ou enfeites energizados devem ficar distantes de cortinas, tapetes ou sofás e não é recomendado ligar os objetos decorativos com outros equipamentos eletrônicos através de pinos conhecidos como “Benjamin”, pinos “T” ou três saídas. Além disso, é adequado evitar colocar enfeites de Natal feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou próximos às lâmpadas. As fiações elétricas devem ficar longe do alcance das crianças e animais domésticos. Em uma residência, o risco de choque elétrico é facilmente resolvido com a utilização do dispositivo DR (interruptor Diferencial Residual), que é obrigatório em todo o território nacional e fica no quadro de distribuição de energia após o disjuntor. Para fazer a troca da lâmpada é fundamental desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação. Para economizar energia e também evitar riscos é importante desligar as decorações da tomada antes de dormir.
“Com a nossa experiência na área produzimos soluções para que os clientes possam ter os cuidados essenciais para a instalação desses equipamentos, garantindo a segurança e evitando acidentes, que são muito comuns nesta época”, explica Cláudio Velano, gerente de treinamento da unidade de negócios mercado Residencial e predial da Schneider Electric Brasil. 
O cuidado em locais externos também deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de risco de acidentes em árvores, fachadas, jardins, varandas e grades. Mesmo que a decoração seja simples, o consumidor deve contratar um profissional da sua confiança para realizar a instalação correta e isenta de choques. O ideal é evitar as emendas dos condutores e, se não for possível que elas sejam bem isoladas, nunca devem ser feitas uma ao lado da outra. Para as emendas deve-se utilizar fita isolante certificada pelo INMETRO e jamais fita crepe, hidráulica ou adesiva.
“O consumidor também deve ficar atento à instalação de objetos decorativos metálicos nas proximidades de postes da rede pública de energia. As condições de tensão de operação e a intensidade da corrente elétrica que transita pelas redes podem provocar acidentes fatais”, finaliza Cláudio.
Para mais informações sobre a Schneider Electric, acesse www.schneider-electric.com
Sobre a Schneider Electric 
Como especialista global na gestão de energia e com operações em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em energia e infraestrutura, processos industriais, automação predial, data centers/networks, bem como forte presença em aplicações residenciais. Com o objetivo de oferecer energia mais segura, confiável e eficiente, a empresa, com mais de 110.000 colaboradores em todo o mundo, atingiu em 2010 um faturamento de 19,6 bilhões de euros, através de seu firme compromisso em ajudar as pessoas e organizações a “fazerem o máximo da sua energia”. Mais informações em www.schneider-electric.com.br ou pelo call center Schneider Electric:            0800 7289 110       ou             (11) 3468-5791      .
Fonte: Portal Segs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etiqueta de Advertência para Quadros de Distribuição

Para evitar alguns problemas nas instalações elétricas, recomendo que seja afixado nas portas dos Quadros de Distribuições das instalações elétricas (lado interno) o seguinte texto:     ADVERTÊNCIA 1- Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto-circuito. Desligamentos freqüentes é sinal de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque seus disjuntores ou fusíveis por outros de maior corrente (maior amperagem), simplesmente. Como regra, a troca de um disjuntor ou fusível por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos elétricos, por outros de maior seção (bitola). 2- Da mesma forma, NUNCA desative ou remova a chave automática de proteção contra choques elétricos (dispositivos DR), mesmo em caso de desligamentos sem causa aparente. Se os desligamentos forem freqüentes e, principalmente, se as tentativas de religar a chave não tiverem êxito, isso significa, muito provavelm...

Qual a função do fio Terra?

CONDUTOR DE PROTEÇÃO – FIO TERRA Podem acontecer falhas de funcionamento em eletrodomésticos ( microondas, máquinas de lavar, geladeiras, etc.) ou outros equipamentos, energizando a carcaça metálica destes e ao tocar neles ocorre o  choque elétrico  (a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo humano, conhecida como  corrente de fuga ), podendo deixar graves sequelas ou mesmo matar. O condutor de proteção (ou fio terra) é o dispositivo que desviará esta corrente perigosa para a terra, porque o fio de cobre é milhares de vezes melhor condutor da corrente elétrica do que o corpo humano , evitando acidentes desta natureza. Equipamentos que possuem o terceiro pino na tomada (ou o condutor verde ou verde / amarelo solto atrás dele) devem ter estes mecanismos conectados ao sistema de aterramento. Uma instalação elétrica segura deve dispor de tomadas de 3 pólos (2P+Terra) em toda a sua extensão e todas devem ter o condutor de proteção (fio terra) instalados no te...

Estatísticas de Mortes por raios no Brasil

  Mortes por Raios em uma década no Brasil - fonte: UOL